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Empreendedores que lucram com redes sociais de nicho


Skoob

Empreendedores: Lindenberg Moreira, 35 anos, e Viviane Lordello (foto), 31 anos 
Como funciona: Plataforma onde pessoas que possuem o hábito da leitura podem montar suas estantes virtuais e trocar as informações sobre livros
Como surgiu: “O Skoob foi criado para atender a um grupo de amigos que queriam uma alternativa online para falar de livros, mas logo na primeira semana conseguimos mais de 2,5 mil usuários cadastrados e fechamos o primeiro mês com mais de 7,6 mil usuários cadastrados. Foi neste momento que percebemos que o Skoob poderia se tornar um negócio. A proximidade que temos com os usuários desde o início faz com que o desenvolvimento da rede seja voltado às necessidades deles. Muitas das funcionalidades existentes hoje foram sugeridas pelos próprios usuários, como o sistema de trocas de livros, que, com apenas três meses, já viabilizou mais de 18 mil transações.” 
Modelo de negócio: Publicidade 
Planos para o futuro: Disponibilizar meios de acesso para celulares e tablets
Usuários: 370 mil 
Previsão de faturamento em 2010: R$ 1,1 milhão

bymk

Empreendedores: Flávio Pripas, 34 anos, e Renato Steinberg, 33 anos
Como funciona: Rede social onde usuários podem criar e compartilhar seus looks virtuais
Como surgiu: “A ideia de montar o bymk surgiu quando as nossas esposas decidiram abrir uma loja física de roupas. Verificamos o quanto era necessário investir e percebemos o custo era muito alto. Como já atuávamos na área de TI, tivemos a ideia de criar algo na internet para elas tocarem, um lugar onde os próprios criassem seus conteúdos para não termos que abastecer o portal de conteúdo. Sem perceber, estávamos criando a primeira rede social de moda no Brasil. Com o crescimento do negócio, eu e meu sócio decidimos largar nossos empregos para nos dedicarmos 100% a ele.” 
Usuários: 600 mil
Modelo de negócios: Publicidade 
Planos para o futuro: Aumentar os conteúdos disponíveis no site e internacionalizar a plataforma
Previsão de faturamento em 2011: R$ 1 milhão

Guidu

Empreendedores: Marcus Andrade, 28 anos, Paulo Veras (foto), 38 anos
Como funciona: Guia colaborativo, feito das pessoas para as pessoas
Como surgiu: “Nós sempre adoramos conhecer novos lugares, sair com os amigos, assistir bons filmes e nos divertir. Por isso, nossos amigos sempre nos ligavam para perguntar aonde ir com a namorada, o que fazer com um amigo estrangeiro que estava na cidade ou aonde ir num primeiro encontro. Aos poucos, fomos percebendo que a troca de dicas é algo muito comum em diversos grupos de amigos e que não existia nenhuma ferramenta online pra ajudar as pessoas com esse processo, um guia baseado na opinião das pessoas e não de um crítico profissional. Juntando isso à experiência do Paulo, que foi o fundador do primeiro guia online do Brasil, o GuiaSP, decidimos criara o Guidu.”
Usuários: 100 mil usuários por mês 
Modelo de negócio: Publicidade 
Planos para o futuro: Expandir nacionalmente e tornar-se o maior guia do país 
Previsão de faturamento em 2011: R$ 2 milhões

Receitáculo

Empreendedor: Maicon Sanson, 29 anos
Como funciona: Rede social onde usuários compartilham receitas e trocam experiências
Como surgiu: “A ideia inicial, que tive há seis anos, era criar um site em que as pessoas pudessem encontrar receitas práticas para fazer apenas com os ingredientes que elas tivessem em casa, uma espécie de guia para a cozinha de guerrilha. Mas ficou apenas na ideia mesmo, porque o principal não existia: receitas suficientes e diversificadas para atender com eficiência esse conceito. Isso tudo foi amadurecendo e se tornando aos poucos o Receitáculo, que está no ar desde 2008. Chamei meu sócio, que morava em Florianópolis na época, para se mudar para minha casa. Ele era responsável pela área de tecnologia e eu pelo design. Todo o projeto foi construído por nós mesmos.”
Usuários: 5,5 mil

Modelo de negócio: Publicidade
Planos para o futuro: Lançar a versão 2.0 do site 
Previsão de faturamento em 2010: Não divulga

Mais de 50

Empreendedor: Sergio Mota, 60 anos
Como funciona: Site que oferece informações e espaço para troca de experiências para maiores de 50 anos
Como surgiu: “A ideia surgiu da oportunidade que a própria demografia do país nos oferece. O público que mais cresce no Brasil e no mundo está acima dos 50 anos. O site Maisde50 foi criado em 1999 com o objetivo de estimular a discussão sobre a maturidade, o tempo e suas implicações biológicas, psíquicas, sociais e culturais. Para isso, oferece conteúdo produzido por jornalistas e também promove o intercâmbio e a troca de experiências entre pessoas dessa faixa etária.”
Usuários: 140 mil
Planos para o futuro: Melhorias em conteúdo e tecnologia
Projeção de faturamento em 2011: U$ 250 mil