Compartilhe!

Home � � Como identificar um site falso de vendas online

Como identificar um site falso de vendas online




Os criminosos virtuais estão cada vez mais audaciosos. Com o intuito de enganar o consumidor, cibercriminosos reproduzem sites oficiais com a finalidade de aplicar golpes financeiros. Essa prática, conhecida como scrapping, significa apropriar-se do layout ou aplicação de um site sem autorização. Segundo o relatório da McAfee Q1 Threat Report, os programas antivírus também são alvo desses golpistas. No último trimestre, o volume desses softwares falsos atingiu a marca de 350 mil amostras.
A solução direcionada ao segmento de e-commerce da McAfee, a tecnologia McAfee SECURE™, protege e atesta a qualidade de segurança dos sites destinados a vendas on-line. O proprietário do site, ao contratar o serviço McAfee SECURE, tem a página verificada e atestada, e somente após esse procedimento o portal está qualificado para exibir o selo.
O especialista em segurança Sérgio Oliveira, gerente da área de Consumer da McAfee do Brasil, levanta alguns aspectos importantes que o consumidor deve considerar:
  • Não comprar em um site se não sentir-se confortável. Se perceber que o site pode não ser seguro, provavelmente está certo.
  • Nunca clique em links de e-mails de spam para fazer compras. Não clique em um link em um e-mail de alguém que não conheça, nem compre em um site anunciado em um e-mail de spam.
  • Verifique o endereço da web para certificar-se de que está no site correto. Ao acessar um site, é necessário certificar-se de que ele é legítimo e não um site falso.
  • Verifique se o site é seguro. Procure por um selo de segurança, como a marca de confiança McAfee SECURE, indicando que o site foi verificado e considerado seguro. Esse selo de segurança indica que o site ajudará a protegê lo do roubo de identidade, fraudes de cartão de crédito, fraudes virtuais e outras ameaças mal intencionadas.
  • Não utilize um computador público para efetuar compras online. Se estiver usando um computador público, estranhos podem conseguir acessar seu histórico de navegação e até mesmo suas informações de login. Para se proteger, faça todas suas compras on-line em um computador doméstico seguro.
  • Use apenas conexão segura ao enviar seu pedido. Nunca compre usando uma rede sem fio desprotegida, pois hackers podem acessar suas informações de pagamento se a rede não for protegida.
  • É importante assegurar-se de que seu computador esteja protegido com um software de segurança abrangente e atual como o McAfee Total Protection, que oferece segurança contra vírus, spywares e outras ameaças on-line desconhecidas.
  • Use senhas fortes. Escolha senhas difíceis de adivinhar e que tenham pelo menos dez caracteres consistindo em uma combinação de números, letras e símbolos. Visite o Centro de Informações de Segurança no site da McAfee para conhecer técnicas sobre a criação de senhas.
  • Os selos de segurança McAfee SECURE verdadeiros são ativos e exibem a data (ou seja, a do dia do acesso) da ultima verificaçao.
  • Lembre-se de que alguns fraudadores têm o trabalho de fazer atualizações diárias em seus selos falsos, portanto, verifique se trata-se do verdadeiro clicando no ícone. Este deverá conduzi-lo à página de verificação do site de compras.
Alguns fraudadores terão em seus selos falsos um link para www.mcafee.com. Isso pode parecer normal, mas não é a maneira como o serviço McAfee SECURE funciona. As verdadeiras páginas de verificação do McAfee SECURE incluirão o nome do comerciante/site eletrônico que o assina.

Tags: