Compartilhe!

Home � � Não abra uma loja Virtual ou não se aventure no E-Commerce

Não abra uma loja Virtual ou não se aventure no E-Commerce


Este título é engraçado vindo de uma pessoa que trabalha para formar novos empreendedores digitais (sou tutor do curso on-line de e-commerce do IFED) porque está exatamente na contramão de tudo que escrevi até agora, mas como tudo tem uma explicação, vamos lá.

Estes dias conversando com uma empreendedora que quer iniciar uma loja virtual percebi que a maioria das pessoas acham um empreendimento virtual mais fácil de gerir do que uma loja física, total engano, isso seria verdade se você não tiver problema em não vender suas mercadorias, na realidade quase todos os donos de loja virtual precisam estar atualizados com as novidades do mercado de SEO, publicidade, logistica, relatórios de análise, mídias sociais e muitos outros fatores e números que o fazem mudar de estratégia até 2 ou 3 vezes dentro de um mesmo dia, agora eu pergunto, isso é fácil? essa rotina é para qualquer pessoa?

Ser empreendedor é uma vocação e um estado de espirito permanente, agora ser empreedendor digital é tudo isso e mais um pouco, várias habilidades devem ser natas ou adquiridas por quem quer se aventurar neste ambiente, internet não é só um novo canal de vendas, a internet é um novo ambiente de negócios e relacionamentos onde você e sua marca devem trabalhar para tornarem-se autoridades no ramo de negócio onde atuam.

Motivos para você não abrir sua loja virtual:
  • Você não gosta de computador, internet e não se interessa em aprender;
  • Você acha que uma loja virtual é mais fácil de gerenciar;
  • Você não possui uma equipe multi-diciplinar para te ajudar;
  • Você quer utilizar uma plataforma gratuita ou contratar seu sobrinho para fazer o site;
  • Você ainda não estudou como funciona o marketing na Internet;
  • Nada disso que eu falei faz sentido para você.

Conclusão:

Na verdade eu desejo muito que cada vez mais pessoas corajosas abram seus empreendimentos na web e tenham sucesso, o grande ponto é a preparação e planejamento, senão todo esforço será em vão e sua frustação vai te atrapalhar no futuro, boa sorte a todos e até o próximo artigo.

Sobre de Autor:

Roberto Oliveira é escritor e palestrante especialista em Comércio Eletrônico, Projetos Tecnológicos e desenvolvimento web há 15 anos. Possui experiencia na conduçao de consultorias no eixo RJ/SP para grandes empresas. É sócio-diretor do IFED e ConceitoHost, duas empresas de sucesso no mercado de Internet, blogueiro no Jornal do E-Commerce e autor do livro "E-Commerce na Pratica".

Tags: