Compartilhe!

Home � � ICANN aprova generalização de domínios de topo

ICANN aprova generalização de domínios de topo

Empresas, marcas, organizações ou mesmo cidadãos comuns poderão, a partir de agora, registar os seus nomes como domínios Internet de primeiro nível, após uma decisão adoptada pelo ICANN, a entidade gestora da grande rede, a nível mundial.
O novo sistema de domínios de topo vem alargar consideravelmente o número de sufixos possíveis, permitindo, em teoria, a utilização de qualquer palavra de qualquer língua em vez dos populares .com, .org ou .net.

Neste momento, existem apenas 22 top level domains, na sua designação em inglês, a que se somam 250 domínios relativos a países, como o .pt, .es, .fr. ou .uk.

Com a nova regra, o número de domínios de topo passa a ser virtualmente infinito, dando oportunidade às empresas de terminarem o seu endereço com o nome da sua marca, em vez de usarem um domínio genérico.

Os pedidos para registo dos novos domínios vão estar abertos entre 12 de Janeiro de 2012 e 12 de Abril e para usarem um TLD a seu gosto, os interessados terão de pagar 185 mil dólares e preencher um formulário de 360 páginas. A manutenção do domínio tem um encargo anual de 25 mil dólares.

As regras do novo sistema podem ser consultadas online num documento denominado Applicant Guidebook, que ao longo do tempo recebeu várias revisões significativas e incorporou mais de mil comentários e contribuições da comunidade.

Tags: