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Os pagamentos pelo celular vão crescer a partir desta noticia

Em breve, será possível efetuar pagamentos via débito em conta corrente. É o que prometem Mário Mello, presidente da operação do PayPal no Brasil, e John Donahoe, CEO do eBay, em visita ao Brasil.

A subsidiária brasileira do serviço de pagamentos online da empresa de e-commerce eBay, que até então só contava com a opção de pagamentos vinculados à bandeira Visa, passou a permitir que usuários brasileiros da plataforma efetuem operações de crédito com a bandeira MasterCard.

"Hoje, para fazer uso do PayPal, é preciso ter Visa ou Mastercard, mas já estamos trabalhando para que transações possam ser feitas por débito em conta corrente", afirmou Mello.

No entanto, tanto Mello quanto Donahoe não estipularam uma data para que a nova modalidade de pagamento esteja disponível para os usuários. Isto porque a companhia ainda está negociando com os bancos do país.

Desde que abriu um escritório no país, o PayPal diz ter registrado um crescimento de 50% em sua base de clientes. No fim de 2009, de 1,5 milhão de contas no país em 2009, a empresa saltou para uma base de 2,5 milhões de consumidores do serviço em fevereiro deste ano.

No entanto, para crescer mais nesse segmento, a companhia se vê diante de um grande desafio: fazer com que o brasileiro tenha a "cultura" do mobile payment, cenário ainda distante para a maioria dos usuários, seja por desconhecimento da modalidade ou por questões de segurança.

"A população de baixa renda também pode fazer as suas compras pelo celular de um jeito seguro e fácil.

O pagamento móvel é simples e conveniente. Experiência segura é aquela em que você só digita uma única vez o número do seu cartão”, declarou o presidente-executivo do eBay, defendendo a segurança e a facilidade de uso da ferramenta PayPal, cujo foco entre os comerciantes é o pequeno e médio empresário, admitem os executivos.

“O sistema também atende às grandes redes. Agrega valor. Mas o pequeno e médio empresário é o nosso foco. Pela segurança e simples operacionalidade, eles acabam tendo um acréscimo em vendas”, disse Mello, que confirma estar desenvolvendo um projeto, com a operadora Vivo, para que o sistema esteja à disposição também daqueles consumidores que não disponham de celulares inteligentes. “É uma solução metade SMS, metade internet, afirmou.

Recentemente, o PayPal anunciou um acordo com a operadora que possibilita a recarga de celulares em aparelhos que não tenham acesso à web. O objetivo é levar para o dia a dia dos brasileiros o hábito de usar o telefone para enviar e receber pagamentos.

Mello avalia que a parceira possui a expertise necessária para avaliar o perfil do consumidor e assim poder melhor difundir a modalidade de mobile payment, um dos principais desafios do segmento.