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Entrevista com Vinícius Marques

Se apresente por favor:

Vinícius Marques – Sócio Diretor Foccosti.com.br .


O que levou você a gostar de trabalhar com tecnologia? Conte um pouco como foi o início dessa paixão e da sua carreira.

Logo quando saí do ensino médio em 2006, entrei no IFET (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO) no curso de Analises e Desenvolvimento de Sistemas.

Logo após 1º período na Universidade fui contrato por uma grande empresa (Usina Caeté – Unidade Volta Grande) atuando como Analista de Suporte Técnico, onde fiquei durante 01 ano, para depois assumir a função de gerente em uma empresa de soluções em TI em Uberaba, onde fiquei um pouco mais de um ano.

Vi minha paixão pela tecnologia e minha carreira decolar em pouco tempo em termos de reconhecimento, pois o know-how que obtive nestas duas empresas me levaram a dar um passo muito importante na minha vida, que foi o de empreender no meu primeiro negocio próprio, onde decidi abrir uma empresa de soluções em infraestrutura e manutenção de TI.



Que tipo de atividade você desenvolve atualmente e onde?

Em meados de 2009 logo quando já estava me formando, dei mais um passo decisivo e junto à empresa que já contava com outros 03 funcionários, decidi entrar na área de soluções Web, criando web sites. Hoje ainda mantemos a área de manutenção em infraestrutura em TI com alguns contratos de manutenção com Banco Santander, Justiça Federal de Uberaba, Jornal de Uberaba, entre alguns outros, porém atualmente nosso expertise se concentra em soluções web e Marketing Digital, atualmente nossa equipe conta com no total, com 05 colaboradores e desenvolvemos web sites e soluções como e-mail marketing, SEO, S-Commerce entre outros web services.



Na sua opinião, quais as maiores dificuldades que os profissionais que trabalham com web encontram no Brasil? E como você vê o mercado digital brasileiro? Onde ele pode melhorar?

O Brasil conta com 70 milhões de usuários de internet com mais de 16 anos, também de acordo com dados do Ibope Nielsen Online, e lidera o tempo de navegação nos ambientes doméstico e residencial. De acordo com a mesma medição, o Brasil (com média de 48 horas) em julho do ano passado ficou na frente ate dos Estados Unidos (42 horas).

O Marketing Digital é uma das formas mais econômicas e eficazes de se realizar propaganda e aumentar a visibilidade de uma Empresa. “De todas as formas conhecidas de Marketing, o Marketing Digital está encabeçando a lista dos mais econômicos. Devido à possibilidade de direcionamento para o público-alvo, auto índice de controle sobre a comunicação, mensuração em tempo real. O Marketing Digital vem crescendo e com custos baixos, quando comparamos com os agentes tradicionais de propaganda e comunicação.

Mas o que devemos pensar é na convergência de todos os canais de comunicação incluído a internet. As agências devem planejar ações para seus clientes de forma a integrar a mídia off-line como impressos, jornais, TV, Radio com a mídia on-line e os players digitais, potencializando resultados e otimizando cada vez mais os investimentos.

O desenvolvimento empresarial está mudando rapidamente e levando as empresas a se adaptarem a um modelo relacional nas suas estratégias de marketing, sendo que aí entra a internet como o grande instrumento de comunicação.”

O Marketing Digital vem se consolidando cada vez mais no Brasil, no entanto ainda há muito para se desenvolver no mercado brasileiro. Primeiro é importante que os empresários brasileiros se conscientizem que não é uma questão de escolha. Ou você inicia ações de marketing digital, ou estará comprometendo a sobrevivência do seu negócio a curto e médio prazo. Seja porque seu mercado caminha rapidamente para a Internet, como acontece com o Turismo e Serviços, seja porque seu concorrente tem ações digitais que vão fidelizar tão fortemente os consumidores que não sobrará espaço para você no futuro.

O mundo mudou, o consumidor esta mudando, e as empresas precisam acompanhar isso. Hoje os empresários e a maioria das agência de comunicação confundem muito criação gráfica com ações de ROI (Return Of Investiment) efetivo na internet. O que as agências tem feito hoje, é um apanhado dos materiais de mídia impressa+radio+tv a adaptado tudo isso para web, o que é equivocado, pois a internet exige uma abordagem especifica, direcionada e personalizada.

Devemos ficar a tento a evolução dos meios, mídias e tecnologia, para usa-los, assim que fosse viável e necessário, a favor de todos, e mais importante, antes que os seus concorrentes tivessem coragem de faze-lo. A questão é esta atualizado, ter visão e coragem de implementar uma nova ação de Marketing Digital ante de todos, esse é o diferencial competitivo do novo milênio.

Tudo isso é um processo, e o Brasil ainda vai demorar um pouco para que todos os agentes da cadeia produtiva de marketing e publicidade estejam completamente preparados para o mundo digital. E eu a frente da www.Foccosti.com.br e com o apoio da Uniube (Universidade de Uberaba) vamos lutar para promover ações e acelerar este processo de desenvolvimento aqui em Uberaba disseminado as grandes possibilidades que o Marketing Digital pode trazer para toda sociedade e principalmente criar grandes oportunidades de negócios para os empresários de nosso país.


Qual a importância de se fazer presente através de perfis nas redes
sociais?

A internet não é uma rede de computadores como muitos a intitulam, mais sim uma redes de pessoas. A redes sociais por sua vez é um canal aberto de dialogo e não mais de monologo com antes.

Estar presente nestas redes é crucial para que as empresas mantenham um relacionamento efetivo com o publico e ainda tenham insights para novos serviços e produtos e também uma mídia viral muito forte se quando há engajamento dos internautas.

Qual livro, artigo ou blogs você indica? Por quê?

Indicaria o Livro “Google Marketing” – Conrado Adolfo, o blog da Foccosti.com.br/blog e mesmo o blog do Jornal do E-commerce.


O que você achou do Blog Jornal do E-Commerce? O que você gostaria de ler mais?

O blog do Jornal do E-commerce é muito bom e apenas sugiro uma abordagem mais concisa em soluções para B2B como o Facebook por exemplo.

Obrigado e até a próxima!

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