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Entrevista com Ricardo Dantas

Se apresente por favor:

R: Meu nome é Ricardo Dantas, tenho 26 anos, sou paulistano erradicado em Curitiba, formado em Sistemas de informação e pós-graduado em MBA em Empreendedorismo Tecnológico com ênfase em TI.

O que levou você a gostar de trabalhar com web? Conte um pouco como foi o início dessa paixão e da sua carreira.

R: Decidi que queria trabalhar com internet muito cedo, nem no segundo grau eu ainda estava. Desde pequeno sempre gostei de tecnologia, lembro-me (tinha uns 10 anos de idade) que quando vi reportagens do em revistas e TV sobre o Yahoo e dos extintos buscadores Cadê e Aonde, e aquilo definitivamente me fascinou. Comecei a pesquisar e aprender através de revistas sobre HTML e a partir das primeiras linhas de código escritas com sucesso, busquei me aperfeiçoar com mais e mais tecnologias (e até hoje continuo buscando coisas novas para aprender). Durante os últimos anos trabalhei como freelancer para diversas agências de Curitiba e São Paulo, até trabalhar fixo em uma empresa na qual sai a pouco mais de 3 meses, para fundar o Bloompa.

Que tipo de atividade você desenvolve atualmente e onde?

R: Sou Co-Fundador da plataforma social de compras, Bloompa. Não tenho uma tarefa específica definida, até porque somos uma startup muito enxuta. Mas desde o lançamento tenho me dedicado na captação e desenvolvimento de novas idéias, análise de mídias sociais, na usabilidade da plataforma e entre outras tarefas administrativas.

Na sua opinião, quais as maiores dificuldades que os profissionais que trabalham com web encontram no Brasil? E como você vê o mercado digital brasileiro? Onde ele pode melhorar?

R: Hoje é menos, mas ainda existe uma certa "prostituição" dos profissionais web, muitas vezes iniciantes que insistem em desvalorizar o serviço para fechar um negócio, também existem os sobrinhos que geralmente prestam serviços amadores e denigrem a imagem dos profissionais. Isto tudo acaba gerando um alto impacto negativo para o setor. Há ainda outros dois fatores, impostos e burocracia (na comunicação e com órgãos governamentais), que acabam inviabilizando algumas boas idéias e modelos de negócios.

Nos últimos oito anos o Brasil vem se desenvolvendo a passos largos e por conta disso a falta de mão-de-obra especializada tem levado as empresas a valorizarem cada vez mais seus profissionais. Isto já é realidade, um sinal positivo do mercado digital. Há muito investimento externo e interno acontecendo no país e agora é a hora de tirar idéias do papel, o Brasil também vem ganhando destaque no cenário mundial, o que nos leva a crer que daqui pra frente só depende de nós para fazer o mercado digital crescer, há uma infinidade de oportunidades nascendo dia após dia.

Medidas imediatas como criação de programas em parcerias com as autoridades governamentais para formar um maior número de profissionais qualificados, a regulamentação de profissionais do mercado digital e uma boa reforma tributária, contribuiriam muito para o avanço do mercado digital. Sem dúvida, o Brasil tem tudo para virar uma grande potência digital, só não podemos "dormir no ponto" e deixar este momento passar.


Qual a importância de se fazer presente através de perfis nas redes sociais?

R: Sem dúvidas a eliminação de barreiras territoriais para gerar engajamento é um dos pontos mais relevantes. É uma forma versátil e informal de gerar interação entre as duas pontas (empresa e cliente) que podem resultar em feedbacks expontaneos, podendo serem utilizadas em praticamente todos os setores. Considero o uso das redes sociais imprescindível.

O que é o social-commerce para você?

R: Social commerce já acontecia desde as primeiras negociações, o termo ganhou força a mais ou menos dois anos atrás, quando os e-commerces perceberam a influência das redes sociais sobre a decisão de compra do consumidor e implementaram este tipo de engajamento como parte de sua estratégia de comunicação.

Na minha concepção o social commerce é uma união entre redes socias e comércio eletrônico que favorece e facilita a comunicação entre consumidores e empresas, resultando na formação de comunidades em torno de uma marca que busca encontrar benefícios de experiências para os dois lados, que por fim, objetiva converter conversas em lucros.


Como foi a Campus Party para o seu negócio?

R: Foi excelente! Aproveitamos o evento para fazer o lançamento oficial do Bloompa, onde fizemos promoções e engajamos os novos usuários. Também participamos da competição "Compuseiros Empreendem", na qual captamos muitas idéias e recebemos feedbacks enriquecedores, que inclusive muitos deles estarão presentes na próxima atualização da plataforma. Mesmo após uma semana continuamos recebendo contatos de pessoas interessadas em conhecer mais nossa empresa e fazer parcerias. Também percebemos um notável crescimento de novos usuários e visitantes em nosso site. No próximo Campus Party com certeza estaremos lá. :)

Qual livro, artigo ou blogs você indica? Por quê?

R: Indico os livros:

- A Vaca Roxa (Seth Godim): Um livro sensacional que fala sobre o quanto é importante criarmos produtos e serviços que sejam realmente notáveis na percepção do consumidor.

- O Melhor do Mundo (Seth Godim): Outro ótimo livro que conta sobre uma fase em que todos nós passamos um dia: "Continuar ou desistir?" Neste livro o autor levanta os pontos positivos e negativos para você desistir do que está fazendo ou abraçar de vez seu objetivo e seguir em frente.

- Mais tempo, Mais dinheiro (Christian Barbosa e Gustavo Cerbasi): Foi o ponto de virada na minha vida. Após ler este livro tracei meu objetivo profissionais, iniciei a aventura de abrir uma empresa e focar no que realmente me interessava.

Também indico os blogs:


- Saia do Lugar: Um blog de empreendedorismo, onde consegui absorver muito aprendizado.
- Results On: Blog também voltado para empreendedorismo, startups e novas tendências de negócios pelo mundo.
- Startupi: Blog voltado especificamente para startups, em especial brasileiras.
- Read Write Web Brasil: Blog que traz diversas inovações de internet e cultura digital.
- Social Commerce Blog: Blog em que sou autor juntamente com mais 3 pessoas e escrevemos sobre consumo online, tendências e assuntos relacionados ao social commerce, principalmente no Brasil.

O que você achou do Blog Jornal do E-Commerce? O que você gostaria de ler mais?

R: Confesso que não conhecia até o convite desta entrevista, mas vasculhei e encontrei muitos assuntos relevantes ao meu interesse. A forma com que os textos são escritos tornam os posts claros e de fácil entendimento. Gosto muito de ler sobre tendências do comportamento do consumidor online e integração de e-commerces com tecnologias móveis, seria legal ter mais assuntos deste tipo no blog.

Considerações finais:

R: Gostaria de agradecer o convite do Roberto Oliveira para fazer esta entrevista e, também deixo aqui meu convite para todos os leitores do Blog Jornal do E-commerce a visitar o SCB (Social Commerce Blog) e conhecer o Bloompa (http://www.bloompa.com.br). Somos muito receptivos a sugestões e críticas, sintam-se a vontade.

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