Compartilhe!

Home � Entrevista com Felipe Morais, autor do livro "Planejamento Estratégico Digital"

Entrevista com Felipe Morais, autor do livro "Planejamento Estratégico Digital"


Pode se apresentar por favor:

Sou especialista e autor do livro Planejamento Estratégico Digital. Palestrante, autor do Blog do Planejamento (plannerfelipemorais.blogspot.com). Professor da Pós Graduação em Marketing Digital da FIT e do MBA em E-commerce da Anhembi Morumbi. Ministra aula em diversas escolas de negócio e é consultor de marketing digital.

O que levou você a gostar de trabalhar com tecnologia? Conte um pouco como foi o início dessa paixão e da sua carreira.


Tudo começou em 2002 quando um amigo, Valter Leite, me chamou para trabalhar na Canal4, empresa de comunicação que ele havia montado, logo após a sua saída do SBT. Eu era estagiário e fazia tratamento de fotos para os sites que a unidade de Internet da empresa produzia. Tinha acabado de fazer um curso de Photoshop.

Começei a ver o que o pessoal fazia, as novidades, as interações e começei a me apaixonar por web. Depois de formado, fiz um curso de Mkt e Midia digital no Grupo de Mídia e vi que web era o que eu queria; claro, além de tudo isso, com 17, 18 anos eu já era heavy user de web, com o ICQ, Chats, E-mail, baixar MP3, tudo que em meados de 1999 era permitido.

Sempre fui um fã de web, desde o meu primeiro PC colorido em 1997 quando meu pai nos deu (para mim e para a minha irmã) o computador e uma linha telefonica exclusiva para usar a web.

Que tipo de atividade você desenvolve atualmente e onde?

Fiz pós graduação em planejamento estratégico em comunicação e me foquei nessa área, mas 100% online. Fiz cursos de planejamento na Miami Ad School e depois um focado em web no IGroup, desde então fui fazendo cursos voltados ao mercado de comunicação e marketing digital, todos com foco em estratégia. Hoje estou cada vez mais me especializando em Planejamento Estratégico Digital; atualmente sou planner da Agência Tesla uma das principais agências digitais do mercado.

Na sua opinião, quais as maiores dificuldades que os profissionais que trabalham com web encontram no Brasil? E como você vê o mercado digital brasileiro? Onde ele pode melhorar?


Falta de cursos para se especializar. Nós, que atuamos com web, em muitos casos aprendemos na raça! Nenhuma faculdade, e estamos em 2011, aborda Internet em sua grade. No máximo um ou outro professor comenta em aula, não passa disso.
Recentemente eu participei do projeto da 1a pós em Marketing Digital na Faculdade Impacta de Tecnologia em São Paulo, com sucesso. Em 4 meses de vida, são mais de 50 alunos. Isso vai ajudar o mercado, pois é uma especialização em uma área que cresce muito e precisa de profissionais qualificados. Ainda temos poucos, mas acredito que em breve o mercado terá muitos outros bons/excelentes profissionais como temos no mercado offline.

Seria muito bom para o mercado se os anunciantes tivessem uma visão melhor do que é a Internet e que ela vai além de um banner na home de portal. Seria bom se nos departamentos de marketing fossem abertos os departamentos de internet e que esse pessoal tivesse liberdade para trabalhar. As marcas que estão fazendo isso,estão saindo na frente e ganhando mercado.

Qual a importância de se fazer presente através de perfis nas redes sociais?


Engraçado como muita gente me faz essa pergunta, o que mostra que as pessoas estão preocuopadas com isso. Se dos 78 milhões de internautas, 87% estão em Redes Sociais, isso já mostra o quanto o brasileiro é apaixonado por redes e como está presente. Se uma marca quer atuar na web ela tem que estar nas redes, mas detalhe, estar nas redes é uma coisa, saber estar é outra totalmente diferente. É preciso entender que redes são fontes de relacionamento da marca com usuário e relacionamento é baseado em conversas e confiança. Conversas ocorrem quando uma pessoa fala e outra responde.,

Quando uma marca fala algo, ela precisa estar preparada para uma resposta do consumidor, assim como quando um consumidor fala, a marca tem que responder. Temos visto muitas marcas fazendo excelentes trabalhos nas redes.

Qual livro, artigo ou blogs você indica? Por quê?


Não posso deixar de fazer o jabá e dizer que o meu livro Planejamento Estratégico Digital (Ed. Brasport) é o que eu mais indico, pois esse é o único livro que aborda Planejamento Digital no Brasil, uma pena, pois é sempre legal ver outras visões. Claro que o livro Google Marketing do Conrado Vaz não poderia ficar de fora.

Quem quiser saber sobre Planejamento como um todo, indico A arte do Planejamento de Jon Steel, uma mea referência para a área. Indico também ler os livros do Maurício Salvador sobre E-commerce, Martha Gabriel e Erick Formaggio sobre SEO / Otimização em buscadores e para quem quiser saber mais sobre Redes Sociais, ler os livros do André Telles.

Artigos leiam muito o Webinsider, CHMKT, O Melhor do Marketing, Oficina da net, iMasters e Mundo do Marketing. São excelentes fontes de referência.

O que você achou do Blog Jornal do E-Commerce? O que você gostaria de ler mais?

Me agrada muito essa linguagem de blog e e-commerce é um excelente assunto. Seria interessante falar sobre estratégias, números e analisar cases de sucesso como as grandes lojas por exemplo.

Considerações finais:

Só queria agradecer a oportunidade e dizer que quem quiser saber mais sobre o mercado pode acessar o meu blog plannerfelipemorais.blogspot.com ou me seguir no Twitter @plannerfelipe

Tags: