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Política de segurança para rede social é negligenciada

Enquanto um terço dos funcionários nunca acessam redes sociais durante o trabalho, um número igual faz uso dessas mídias um ou duas vezes por dia; 16% acessa mais de cinco vezes e outros 2% mais de 20 vezes em um único dia. A constatação é de uma pesquisa conduzida pela Symantec com 336 profissionais de TI no início deste mês.

Os entrevistados disseram, entretanto, que 53% do tempo gasto com sites de redes sociais durante o expediente tem propósito profissional.

Como as empresas podem trabalhar o acesso às redes sociais, como Facebook e Twitter, durante o trabalho? De acordo com o estudo, apenas 5% das organizações bloqueiam esse tipo de conteúdo. Um terço não bloqueia, mas possui políticas que permitem o uso das mídias sociais apenas para questões profissionais. Por outro lado, outras 42% não têm política de acesso ou bloqueiam o uso.

Qual é a saída correta para isso? Permanecer sem uma política - ou ter uma inadequada - poderia resultar em perda de produtividade ou um serviço ao consumidor sem valor agregado em uma mão e, na outra, problemas relacionados à segurança. Do lado da segurança da informação, para começar, é preciso considerar o crescente uso de ataques clickjacking, bem como alertas plethora, engenharia social, spam e phishing destinados às informações pessoais dos usuários ou detalhes sensíveis ao negócio por meio desses sites. Muitas companhias também se preocupam com a divulgação de informações confidenciais pelos próprios funcionários de forma acidental ou propositalmente.

Para a Symantec, as empresas podem livrar-se de muitas preocupações relacionadas às redes sociais com o desenvolvimento de políticas de segurança e também um guia de uso para funcionários. É crucial na criação de regras efetivas, entretanto, a disponibilidade de ferramentas para monitorar assim como um processo de atualização.

Quando for regular o uso dessas mídias, apenas tome cuidado. Pesquisadores têm dito que a liberação de alguma ferramenta social é benéfico até mesmo para a produtividade.

Este foi um dos achados, por exemplo, do relatório "Use Social Computing To Boost IT Productivity", produzido pela Forrester a partir de uma pesquisa com 303 profissionais na América do Norte e Europa, em janeiro deste ano.

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