"Cada computador é uma filial da nossa  loja". Foi com essa ideia que, em 2004, a Eletrônica Santana iniciou  suas operações na internet. A empresa tinha sobrevivido à crise  econômica do início da década de 1990, marcada pela queda nas vendas dos  produtos nacionais devido à entrada dos importados e pelo confisco de  poupanças. Mesmo com dificuldades, a empresa se reestruturou, investiu  alto na diversificação de produtos, reduziu custos, recuperou a  auto-estima e mergulhou em um novo modelo de negócios: o comércio  eletrônico.
A proposta deu tão certo que, atualmente, a  Eletrônica Santana tem mais de 60 colaboradores diretos e indiretos e  virou referência em e-Commerce. A apresentação mais recente de seu caso  de sucesso foi no primeiro Curso Exame PME, destinado a empreendedores  com o objetivo de realizar benchmark de melhores práticas em redução de  custos, aumento de rentabilidade nas vendas e uso de redes sociais. Este  curso foi organizado pela revista Exame PME da Editora Abril e  realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
No  módulo "A Internet a seu favor", o diretor comercial e de marketing da  Eletrônica Santana, Rubens Branchini Martins, falou sobre a evolução da  empresa, que surgiu em 1964 como uma loja de bairro especializada na  venda de componentes eletrônicos, e hoje é um nome forte do e-Commerce,  com soluções em B2B nos segmentos de telecom, segurança eletrônica e  audio/vídeo conferência, além de atuar como distribuidora.
Entre  os ingredientes necessários para uma micro ou pequena empresa obter  sucesso e crescer no ramo de comércio eletrônico, Branchini lembra que é  preciso estar atento a alguns fatores como escolher uma boa plataforma  de e-Commerce, investir em campanhas on-line, dar ao cliente a  oportunidade de escolher entre as diversas formas de pagamento, garantir  a segurança do site e oferecer um serviço de entregas eficiente.
Com  mais de 8 mil produtos, entre ítens de varejo e soluções B2B, a empresa  também vai abrir um novo centro de distribuição. "O termo 'entrar na  internet' é coisa do passado - A internet já entrou em nossas vidas",  destaca Branchini em suas palestras.
Sobre a Eletrônica Santana:  
Fundada em 1964, a Eletrônica Santana surgiu para comercializar  componentes eletrônicos e suprir as peças de manutenção de aparelhos  enviados a lojas de assistência técnica da região, atuando de maneira  semelhante às lojas da rua Santa Ifigênia, endereço de comércio  especializado na venda de peças e equipamentos eletrônicos da cidade de  São Paulo.
Home � e-commerce � Como obter melhores resultados com o comércio eletrônico
Como obter melhores resultados com o comércio eletrônico
Posted by Roberto Oliveira on 8:46 AM //