Compartilhe!

Home � Como obter melhores resultados com o comércio eletrônico

Como obter melhores resultados com o comércio eletrônico

"Cada computador é uma filial da nossa loja". Foi com essa ideia que, em 2004, a Eletrônica Santana iniciou suas operações na internet. A empresa tinha sobrevivido à crise econômica do início da década de 1990, marcada pela queda nas vendas dos produtos nacionais devido à entrada dos importados e pelo confisco de poupanças. Mesmo com dificuldades, a empresa se reestruturou, investiu alto na diversificação de produtos, reduziu custos, recuperou a auto-estima e mergulhou em um novo modelo de negócios: o comércio eletrônico.

A proposta deu tão certo que, atualmente, a Eletrônica Santana tem mais de 60 colaboradores diretos e indiretos e virou referência em e-Commerce. A apresentação mais recente de seu caso de sucesso foi no primeiro Curso Exame PME, destinado a empreendedores com o objetivo de realizar benchmark de melhores práticas em redução de custos, aumento de rentabilidade nas vendas e uso de redes sociais. Este curso foi organizado pela revista Exame PME da Editora Abril e realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

No módulo "A Internet a seu favor", o diretor comercial e de marketing da Eletrônica Santana, Rubens Branchini Martins, falou sobre a evolução da empresa, que surgiu em 1964 como uma loja de bairro especializada na venda de componentes eletrônicos, e hoje é um nome forte do e-Commerce, com soluções em B2B nos segmentos de telecom, segurança eletrônica e audio/vídeo conferência, além de atuar como distribuidora.

Entre os ingredientes necessários para uma micro ou pequena empresa obter sucesso e crescer no ramo de comércio eletrônico, Branchini lembra que é preciso estar atento a alguns fatores como escolher uma boa plataforma de e-Commerce, investir em campanhas on-line, dar ao cliente a oportunidade de escolher entre as diversas formas de pagamento, garantir a segurança do site e oferecer um serviço de entregas eficiente.

Com mais de 8 mil produtos, entre ítens de varejo e soluções B2B, a empresa também vai abrir um novo centro de distribuição. "O termo 'entrar na internet' é coisa do passado - A internet já entrou em nossas vidas", destaca Branchini em suas palestras.

Sobre a Eletrônica Santana:

Fundada em 1964, a Eletrônica Santana surgiu para comercializar componentes eletrônicos e suprir as peças de manutenção de aparelhos enviados a lojas de assistência técnica da região, atuando de maneira semelhante às lojas da rua Santa Ifigênia, endereço de comércio especializado na venda de peças e equipamentos eletrônicos da cidade de São Paulo.

Tags: