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Razões para um e-commerce não dar certo.

1. Muito lento...                                                                                                                                                                Sabia que as pessoas não suportam sites de ecommerce lentos? A experiência de compra online se popularizou justamente por sua rapidez e eficiência na comparação e compra dos produtos. Por isso, se seu provedor de hospedagem não é exatamente rápido e sua ferramenta de compra não é prática, pode estar aí a razão para a falta de vendas.

2. Falta de segurança
Se um visitante do seu site não sente que sua compra está sendo feita num ambiente seguro ele não vai passar do carrinho de compras. Aqui, o máximo de tecnologia é sempre o indicado.

3. Onde estão as informações sobre o valor de frete e as opções de pagamento?
Os compradores online dão importância a este tipo de informação. Você precisa dar o devido destaque a informações como número de parcelas, meios de pagamento aceitos (incluindo o nome dos cartões), entre outras informações fundamentais. Não as esconda.
 
4. Navegação ruim 
Sites de ecommerce precisam trazer fotos dos produtos em diferentes tamanhos e cores, o que implica numa boa diagramação da página para não comprometer a navegação. Se a cada clique a página se corrompe ou trava, o consumidor se cansa de clicar e acaba desistindo da compra.
 
5. Sem Upselling
O upselling (fazer combinações de ofertas, baseadas nos produtos escolhidos) não é apenas uma ótima forma de aumentar as vendas por visitante como também algo que os próprios visitantes já esperam que você ofereça. Quando vai checar uma HDTV , o visitante vai querer ver outros produtos relacionados que possam vir a precisar, como caixas de som, cabos hdmi ou tocadores de blu-ray. Se recusar a usar o upselling é quase como se recusar a vender mais.
 
6. Design feio
Ter um site que parece ter sido criado em 2003 não passa uma boa impressão. Se seu site não tem uma cara fresca e bonita, os visitantes vão suspeitar que há algo errado e talvez desistam da compra apenas pela questão estética.
 
7. Onde está o telefone para contato?
Quando alguém vai até uma loja de concreto, ele sabe onde deve ir se tiver um problema ou dúvida. Faça com que os visitantes de seu site sintam-se confortáveis, apresentando o telefone de maneira clara. Se essa informação for difícil de encontrar, muitos desistem de efetuar a compra.

8. Ferramenta de busca fraca
Ótima navegação é uma coisa, uma ferramenta de busca forte é outra. Se um visitante precisa procurar múltiplas vezes até conseguir resultados apropriados, ele acaba de cansando. Essa é uma das razões de frustração e abandono do carrinho.
 
9. Mostre-me o produto!
Já que o consumidor não pode entrar na sua loja, então ele precisa ter a chance de ver o produto de maneiras diversas. Isso significa que o site precisa de variadas fotos, opções de zoom e também um vídeo. Agora, o vídeo não funciona para todos os produtos, mas vale a pena tentar com seus compradores assíduos para ver se suas taxas de conversão aumentam.

10. Boas ações em sites de busca
Está aqui a diferença entre fazer vender R$ 10 ou R$ 10.000 em um dia. Na loja online, ter uma boa vitrine não basta para que alguém entre – não há como se beneficiar do fluxo de pessoas circulando ao redor, como numa loja física. Em vez disso, você precisa ser achado. De preferência em sites de busca reconhecidos, como Google ou Yahoo. Revise seu site em busca de atrativos como tags, imagens, links patrocinados e palavras chaves facilmente indexáveis.


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Roberto Oliveira

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