Compartilhe!

Home � � Plataforma de E-commerce Magento

Plataforma de E-commerce Magento

Atualmente venho trabalhando bastante com e-commerce na plataforma Magento. Pra quem ainda não conhece, o Magento é uma plataforma de e-commerce open-source criada pela empresa Varien. O grande diferencial desse sistema é a flexibilidade, tanto em módulos da loja quanto em temas visuais. Por ser escrita em MVC (Model View Controller), todo seu visual é separado do código core.

Além de ser muito bem escrita, possui milhares de funções que muitas lojas pagas por ai deixam à desejar. Uma delas é o controle de técnicas de SEO, como as meta tags description e keywords que são todas adminstráveis e individualmente por cada página da loja, seja uma página com texto sobre a empresa ou seja a página de visualização de um produto. Outra função para SEO já integrada é a geração de sitemaps, que gera automaticamente todo o mapa de links da loja em um arquivo XML para ser lida por buscadores.


Essa semana já de cara, estarei colocando no ar duas novas lojas virtuais, as quais ainda não posso dizer o nome, mas posso garantir que serão muito legais e com um design diferente, e claro que nessa plataforma arrasadora.

A nova plataforma, que não é tão nova assim, ainda é muito pouco conhecida aqui no Brasil. O sistema de lojas virtuais que o UOL Host utiliza por exemplo, é sob a plataforma Magento, mas muitos não perceberam.

Uma grande vantagem que eu julgo nesse sistema é a utilização do Zend Framework, uma framework MVC para PHP criada por nada menos que a organização mantenedora do PHP, a Zend. Inclusive não posso deixar de dizer que o próprio site da Zend, o atual, foi desenvolvido pela empresa que criou o Magento, a Varien.

Só por ai já dá pra ver que o sistema é pra lá de bom.

O painel de controle é outra coisa arrasadora. Desde gráficas de vendas e relatórios sobre tudo, o painel é realmente muito bem organizado e possui controle para tudo. No painel você cria usuários e permissões de acesso, gerencia páginas da loja, administra os módulos e temas visuais, etc.

Algo que também pode se dizer que é realmente incrível nele é o sistema de multi-lojas, onde vc pode ter várias lojas dentro do mesmo site. Isso é muito útil quando você tem uma loja que vende três departamentos diferentes, como eltrônicos, celulares e camisetas. Assim você pode criar uma loja para cada, como um shopping virtual.

No site oficial existem vários recursos para quem quer trabalhar com a plataforma, tendo um wiki, um fórum de discussão muito acessado e vídeo tutoriais (screencasts). A principal seção que os desenvolvedores devem acessar é a Magento Connect onde é possível encontrar milhares de módulos, temas, gateways de pagamentos e linguagens, algumas pagas e outras gratuitas. As principais mesmo são gratuitas, e tem participação ativa da comunidade no desenvolvimento, como pacotes de linguagem.
.
70 modelos de OSCommerce - http://www.conceitohost.com.br/modelos/

Tags: