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Social-commerce – A crista da onda !

Social-commerce é um termo relativamente novo aqui no Brasil, a participação ativa dos clientes e seus relacionamentos pessoais começaram a determinar vários parâmetros na venda de produtos e serviços. O elemento principal é o envolvimento do cliente no ciclo da venda do inicio até o pós-venda, muito importante e indispensável no ambiente eletrônico; por exemplo, as recomendações e comentários que os clientes fazem nos produtos ou a possibilidade de fazer um bookmark ou uma comunidade de usuários daquele site, isso é social-commerce.

Com a introdução de sistemas que facilitam as trocas de informações como Blogs, Comunidades, Fórum de discussões, Listas e grupos, o antigo “boca-a-boca” foi potencializado de uma maneira tão grande que, sem exagero, poderíamos enriquecer ou falir uma empresa dentro de um só dia e já existem vários casos aqui no Brasil.

Um caso interessante é de um site brasileiro que cria “grupos de compra” agregados pelos interesses em comum, são clientes que se unem e compram com o preço reduzido, pois o grupo consegue mais força que um indivíduo só.

O conceito de WEB 2.0 favoreceu o crescimento do social-commerce, pois as ferramentas disponíveis facilitam a formação de uma inteligência coletiva ao redor das idéias e conceitos gerados por uma pessoa. Estava navegando quando me deparei com o site Brasilwiki, este site nada mais é do que um jornal criado pelos próprios leitores, você pode estar pensando “ Eu não teria tempo de escrever em um Jornal”, mas tem muita gente que tem e se dispõe a colaborar com o conteúdo, a palavra do momento é “Colaboração”.

O Social-commerce também está relacionado com SEO e SEM, pois atua como forma de construir ligações entre sites de clientes e o seu e gerar conteúdos, os quais são ferramentas para melhorar a posição do seu site nos resultados de pesquisa de determinados motores de busca como o Google.

A empresa que facilita a criação de grupos entre os clientes e se abre para a discussão obtém vários adicionais competitivos, um deles é o cliente servindo como um consultor “free” e verdadeiro relatando suas expectativas e mostrando o caminho outro é que as vendas normalmente se multiplicam e os produtos adquirem uma etiqueta “tag” do próprio consumidor, algo muito importante nos dias de hoje. O boca-a-boca ainda existe e virou high-tech.

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