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Mercado na internet têm deflação

Os produtos vendidos pela internet apresentaram variação de preços negativa em 1,99%, no mês de julho. O e-flation (Índice de Inflação na Internet), desenvolvido pelo Provar (Programa de Administração do Varejo), detectou que dentre todos os itens comercializados via on-line, foi a categoria Linha Branca a maior responsável pela queda da inflação, registrando variação de -3,86%.

O acompanhamento das tendências de varejo de bens, serviços e de mercado de consumo virtual indicou ainda que Cine e Fotos, com -3,81%, Eletroeletrônicos, com -2,88%, e Brinquedos, com -1,96%, também tiveram destaques negativos na avaliação. Em sentido contrário, apresentaram inflação os itens Perfumes e Cosméticos, 1,69%; Livros, 1,78%; CDs e DVDs, 3,41%.

Segundo informou o Provar, na internet, a facilidade de pesquisa e de comparação de preços, de produtos e de ofertas por parte dos consumidores contribui para um ambiente mais competitivo entre as empresas. Entre os motivos para a queda de preços, o Provar explica: “Pode ter influenciado a valorização do real frente ao dólar americano, a taxa de inovação dos produtos nos segmentos líderes no e-commerce e a sazonalidade das vendas no varejo.”

O e-flation, que foi concebido com o intuito de monitorar a precificação de produtos consumidos de maneira on-line, possibilita, aos varejistas, a análise mercadológica e a evolução temporal de preços e consumo por meio deste canal.

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