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Sack´s eleva vendas em 90% com plataforma de distribuição de conteúdo da Akamai

Maior loja virtual de perfumes e cosméticos do país, com 200 mil acessos diários, reduz rejeição de usuários em 30% e garante disponibilidade e segurança de seu portal com serviço implementado pela Exceda

Um mercado que deve movimentar cerca de R$ 6,4 bilhões em 2007 no Brasil não pode mais ser considerado supérfluo ou, como se diz informalmente, perfumaria. Prova do gradual aumento da importância e da aceitação dos consumidores ao e-commerce, ou comércio eletrônico, sobre o varejo tradicional, a Sack´s, maior loja virtual de perfumes e cosméticos do país, que originalmente atuava com uma rede de lojas físicas no Rio de Janeiro, hoje atende apenas pelos meios virtuais. Com 25 anos de história no mercado de cosméticos e há sete no varejo online, a Sack´s decidiu, em 2003, seguir apenas o caminho das vendas eletrônicas de seus mais de 10 mil itens, que vão desde perfumes e artigos de maquiagem até bronzeadores e desodorantes de marcas renomadas como L´Oréal, Lancôme, Giorgio Armani, Ralph Lauren e Christian Dior. “No início, o site não tinha estoque, usava os produtos da loja física. Com pouco tempo e resultados expressivos de vendas, o portal quebrou a loja”, explica Eduardo Castro, diretor operacional da Sack’s.



No entanto, manter uma estrutura eficiente de vendas online, que garanta ótima experiência de acesso e compra para o usuário, é tão ou mais complexo quanto gerenciar uma rede de varejo. Pensando nisso, a Sack´s procurou a Akamai, através da Exceda, para aliviar o processamento dos servidores de seus bancos de dados. “Buscávamos uma maneira de dar um fôlego no nosso banco e achávamos que a Akamai fosse capaz de resolver esse desafio, mas descobrimos que o serviço deles ia muito além das nossas expectativas”, conta Castro. Além de garantir parte do processamento dos servidores de bancos de dados, a Akamai passou a ser responsável pela entrega das imagens e estrutura HTML do portal da Sack’s, que tem acesso diário de 200 mil usuários, em média. A adoção dos serviços da Akamai para a distribuição do conteúdo do site resultou em uma agradável surpresa para a loja virtual. “O acesso reprimido gerava venda reprimida. Desde agosto, quando a solução foi implantada, nossas vendas cresceram 90% a cada mês, sendo que estávamos acostumados a crescer 60% anuais”, ressalta o diretor operacional da Sack’s.



Recordes diários de vendas



Ao adotar o Edge Suíte Delivery, serviço da Akamai para distribuição de conteúdo eletrônico que se utiliza da estrutura de 26 mil servidores em todo o mundo e conta com implementação e suporte da Exceda no Brasil, a Sack´s redescobriu seu público. “Já nas primeiras semanas detectamos que havia uma demanda reprimida muito grande em nosso site”, destaca Castro. O número de acessos não mudou, o que foi alterado, segundo o diretor, foi a taxa de rejeição dos visitantes. “Apesar de contarmos com banda ilimitada na empresa que hospeda o portal, a demora no carregamento das páginas fazia com que o cliente acessasse nossa home e saísse na mesma hora. Com a Akamai, o índice de rejeição caiu quase 30%”, analisa.



Em meio à migração de seu ambiente ASP e banco de dados SQL Server 2000 para plataforma Microsoft .NET e SQL Server 2005, a Sack´s viu aumentar o tráfego de dados e demanda no site graças ao suporte dos servidores Akamai. Antes, havia um consumo médio de 11 Mb/s na banda do portal; hoje, esse número chega a 20 Mb/s. Com a nova estrutura de distribuição de conteúdo, o site registrou duas semanas com recordes de vendas diários e não se mostrou frágil mesmo com ações massivas de marketing organizadas pela empresa.



Velocidade e disponibilidade do portal



Para o cliente que acessa o site, a mudança é rapidamente percebida: todo o portal ganhou em velocidade de acesso, chegando, hoje, ao tempo médio de carregamento das páginas em três segundos, incluindo a inicial. “Mais do que a rapidez, ganhamos em nível de serviço, com melhor qualidade de atendimento nos horários críticos e disponibilidade do ambiente”, acrescenta Castro. O executivo compara a solução encontrada pela Sack´s com outras formas de ganho de performance disponíveis. “Comprando novos servidores, por exemplo, você sempre erra, pois é impossível prever, com total precisão, qual será a sua demanda. Dessa forma, a máquina pode ser subutilizada em algumas situações e ser insuficiente em outros momentos”, avalia Eduardo Castro, diretor operacional da Sack’s.



Inicialmente, o aumento no volume de vendas surgiu como resultado imediato da implantação, mas, com o tempo, outros benefícios foram aparecendo. “O suporte dos servidores Akamai otimizou, de maneira impressionante, os processos internos da empresa, pois todos os nossos sistemas, como ERP e Call Center, utilizam o mesmo banco de dados da loja”, afirma o diretor, destacando ganhos operacionais. Segundo Castro, a parceria Exceda/Akamai foi escolhida pela penetração da marca no mercado, suporte ao cliente no Brasil e atuação notável em grandes players. “O serviço nos dá a segurança de que o portal é capaz de absorver qualquer aumento de escala e demanda, sem o risco de errar. Ele, sem dúvida, traz tranqüilidade para o CIO da empresa”, revela.



O diretor da Sack´s ressalta ainda o retorno financeiro obtido com dois meses de uso do Edge Suíte Delivery. “A solução possui uma relação custo-benefício fantástica. Só o lucro operacional com o ganho de escala já justifica o investimento”, conta. “Com uma implementação rápida e fácil, a Akamai traz a solução na medida certa, indispensável para empresas de e-commerce que buscam nível de serviço eficiente, com cumprimento dos SLAs e elevado número de transações”, sintetiza Eduardo Castro.

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