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Google compra YouTube por US$ 1,65 bilhões

A maior empresa de busca na Internet, Google, anunciou que está comprando o site de vídeos YouTube por US$ 1,65 bilhões (o equivalente a cerca de R$ 3,6 bilhões) após um fim-de-semana de especulações de que um acordo estava próximo.

As duas companhias vão continuar operando independentemente.

O YouTube, lançado em fevereiro de 2005, cresceu rapidamente e tornou-se um dos sites mais populares da Internet.

O site tem 100 milhões de vídeos acessados todos os dias e um número mensal de visitantes estimado em cerca de 20 cerca milhões.


'Parceiros naturais'

"A equipe do YouTube construiu uma plataforma de mídia excitante e poderosa que complementa a missão do Google de organizar a informação no mundo e torná-la acessível e útil", disse o diretor-executivo do Google, Eric Schmidt.
De acordo com Schmidt, as duas empresas são "parceiras naturais" para oferecer serviços de entretenimento para usuários e anunciantes.

O YouTube vai manter sua marca e seus 67 funcionários, entre eles os fundadores do site, Chad Hurley e Steve Chen.

"Nossa comunidade exerceu um papel fundamental na forma com que as pessoas consomem mídia, criando uma nova cultura do clipe", disse Hurley.

"Ao unir forças com o Google, nós vamos beneficiar de seu alcance global e da liderança tecnológica para fornecer uma experiência de entretenimento mais abrangente para os nossos usuários e para criar novas oportunidades para nossos parceiros."
O anúncio veio após um dia de acordos de distribuição traçados pelos dois.

Distribuição de música

O Universal Music Group assinou um acordo de distribuição com o YouTube, que vai proteger os direitos dos artistas da empresa musical.

O YouTube também assinou um acordo com a CBS, que vai oferecer programação de vídeos curtos, incluindo programas de notícias, esporte e entretenimento no YouTube.

O Google também assinou acordos de distribuição, com a Sony BMG e a Warner Videos, para oferecer vídeos de música.

Os acordos do Google devem permitir que usuários da Internet nos Estados Unidos assistam a vídeos de música, entrevistas com artistas e outras gravações das duas empresas no Google vídeo gratuitamente a partir deste mês.

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