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Redução de custos impulsiona adoção de VoIP no mercado brasileiro. Operadoras de telefonia devem mudar estratégias para recuperar receita
Impacto causado pela adoção de Voz sobre IP muda o cenário de telecomunicações no País e acelera a oferta de novos serviços pelas operadoras de telefonia, indica recente estudo da IDC Brasil.

São Paulo, 29 de agosto de 2005

A IDC Brasil acaba de concluir o estudo Brazil VoIP and its Impact on Communications Industry 2005, em que avaliou o cenário atual de telecomunicações e as principais tendências da tecnologia VoIP no País. De acordo com a pesquisa, apesar da complexidade e das incertezas que cercam o cenário atual de telecomunicações, os modelos de negócio dos provedores de VoIP estão cada vez mais claros, o que permite uma análise mais criteriosa das implicações dessas ofertas no mercado nacional. O surgimento de diversos provedores de Voz sobre IP e as fusões e aquisições previstas para os próximos anos serão, cada vez mais, responsáveis por uma mudança significativa no mercado de telecomunicações.

O estudo mostra que a redução de custos de telefonia é o principal incentivo para a adoção do VoIP, embora a tecnologia de Voz sobre IP ofereça possibilidades avançadas em termos de produtividade, mobilidade, segurança, entre outros diversos recursos. Entretanto, essa percepção de valor por parte dos usuários já mostra tendências de mudança, principalmente no segmento corporativo, responsável por cerca de 25% das receitas de voz das operadoras de telefonia fixa em 2004. O segmento corporativo será o setor mais atingido pelas estratégias dos provedores de VoIP, a médio prazo, causando maior abalo no cenário de telecom. As operadoras devem reagir de forma rápida com ofertas de voz sobre os serviços de dados já ofertados aos clientes domésticos e corporativos, e serviços de maior valor agregado, como Virtual PBX.
Na avaliação da IDC, parte da receita dos serviços de voz (no que se refere às ligações locais e de longa distância) que está sendo perdida pelas operadoras em função de VoIP será recuperada como receita de dados, o que acelerará ainda mais a adoção de serviços de banda larga ADSL nos segmentos doméstico, SOHO e das pequenas empresas, além de alavancar a demanda por serviços IP avançados pelas médias e grandes companhias. Já uma parcela substancial desta receita migrará em definitivo para os provedores de acesso Internet (cable, rádio, satélite, etc), de infra-estrutura de rede (metro-ethernet, fibra ótica, etc) e de VoIP. No final, porém, uma parcela desta receita será realmente perdida no mercado, dada a economia que os usuários de VoIP terão com os custos em telecomunicações.

Não há mais como excluir VoIP das estratégias corporativas, seja nas empresas participantes do cenário de telecom como provedoras ou nas companhias usuárias de tecnologia. Segundo análise da consultoria, o aumento dos provedores de serviço SCM que ofertarão VoIP a usuários domésticos e corporativos, a oferta de produtos VoIP realizada por provedores de Internet e de serviços e, por fim, os softphones gratuitos são fatores que já impactaram a receita das operadoras de telefonia em 2005 e este impacto tende a crescer nos anos a seguir.
Na visão da IDC, as operadoras de telefonia devem iniciar ofertas mais abrangentes de produtos VoIP para os mercados doméstico e corporativo, aliadas a serviços de maior valor agregado, como integração entre Web, e-mail, e telefonia fixa e móvel a fim de ampliar a receita com as respectivas bases atuais de clientes. De acordo com a consultoria, as operadoras de telefonia detêm, em potencial, o melhor posicionamento para ofertar não apenas serviços de Voz sobre IP como também outros serviços convergentes, uma vez que possuem uma ampla rede de dados e a licença para oferecer serviços baseados nestas redes, capilaridade e abrangência da rede de telefonia fixa e, ainda, contam com a sinergia entre empresas de transmissão de dados, provedores de Internet e operadoras de telefonia móvel participando de seus grupos empresariais.

O estudo mostra que a redução das despesas com telecomunicações decorrente do uso de soluções VoIP pode implicar num aumento parcial no tempo das ligações feitas pelos usuários domésticos e corporativos. As tarifas reduzidas obtidas através do uso de VoIP devem estimular o uso de telefonia, reduzindo parcialmente a perda de receita pelo segmento de forma geral. Assim como a prática de redução das tarifas de telefonia pelas operadoras – podendo ser oferecidas através de melhorias e modernização na rede que permitam custos e tarifas mais baixas, do provimento de soluções baseadas em VoIP ou redução nas margens de lucro, podem surtir o mesmo efeito de aumento no tempo total utilizado pelos usuários, reduzindo o impacto em receita de voz.

Fabricantes de hardware e integradores, indica a IDC, têm um bom momento a frente, com a implementação de VoIP nas empresas gerando, por vezes, processos de reestruturação das redes de dados internas. Isso acaba por demandar não apenas a atualização da infra-estrutura de rede, mas também o know-how de consultoria e implementação, resultando em contratos de alto valor. Entre outras tendências, o estudo aponta boas oportunidades de negócios para os provedores de VoIP e integradores nos setores de Agronegócios, Óleo & Gás, Finanças e Manufatura. Em pesquisa realizada pela IDC com 785 empresas brasileiras usuárias de tecnologia, companhias destes verticais apontaram VoIP como prioridade nos investimentos para 2005. Vale destacar que o número de empresas que têm priorizado os investimentos em Voz sobre IP nesse ano aumentou 61% em relação a 2004.

O estudo avalia também a quantidade de companhias e pessoas físicas que atualmente utilizam VoIP e a previsão para os próximos anos (2005-2009), o impacto do crescimento no uso desta tecnologia na receita das operadoras de telefonia hoje e nos quatro anos a seguir, os planos das operadoras de telefonia para oferta de produtos VoIP em 2005 e 2006, as estratégias dos prestadores de serviços (empresas de TV a cabo, provedores de acesso à Internet, etc), uma avaliação do cenário competitivo (movimentos dos players, tipos de oferta, etc) e ainda aspectos regulatórios. As informações coletadas pela IDC neste estudo permitem também às empresas que já usam ou pretendem usar Voz sobre IP em suas redes avaliar as tendências de implementação de VoIP em diversos verticais, o investimento médio em VoIP previsto para 2005 pelas empresas avaliadas, o crescimento destes investimentos frente aos realizados em 2004 e a distribuição média, prevista para 2005, destes investimentos entre hardware, software e serviços relacionados a VoIP

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