Compartilhe!

Home � �

Um resumo sobre Arquitetura da Informação .

Sempre ouvimos falar da AI, porém o assunto é tratado muito conceitualmente e por isso os webdesigners que levam uma vida “na correria” não conseguem aplicar as normas de uma boa distribuição da informação.Não é preciso dizer que a estrutura do site pode definir o seu sucesso.Então vamos fazer um resumo das principais regras a serem seguidas:

1) Pesquisar

A informação é o foco de nosso trabalho, ela deve ser conhecida profundamente antes de ser colocada para o receptor final. Então não custa nada repetir, faça um briefing decente e esgote todas as dúvidas sobre o assunto, pesquise fora em outras empresas e outros países.

2) Organizar

Depois de tudo reconhecido coloque em ordem de importância e relevância aproveitando para descartar aquilo que sobrou, não deixe a carga de informação pesada com referências que não levam a nada ( o famoso jargão “encher linguaça” não funciona mais... )

3) Desenhar

Use e abuse de layouts, diagramas e fluxogramas para definir a posição de cada elemento, lembrem que a AI não trata apenas de textos, mas também das imagens e outros elementos que possam ser necessários.

4) Discutir

Converse com outros colegas para sentir a opinião sobre o assunto abordado e sobre as condições de disposição para o público, faça já um teste de usabilidade e verifique se há erros de navegação.

5) Fazer mais com menos

Finalizando, não caia na armadilha de usar muita maquiagem seja objetivo para atingir a sua meta e pense sempre no internauta que quer a informação com menos esforço possível.

Espero que essas dicas sejam de algum valor para vocês.

Tags: