Compartilhe!

Home � �

A melhor técnica que existe.
Roberto Vieira Ribeiro

A MELHOR TÉCNICA QUE EXISTE
Roberto Vieira Ribeiro
www.motivacaoeresultados.com.br

Quando voltei de uma convenção de vendas em que fui o palestrante, meu filho perguntou: - Pai, qual a melhor técnica de venda que existe?
- É o ‘sim’, querido, respondi.
- Como assim? Explica melhor.
- Filho, ‘sim’ significa o que é positivo e afirmativo. E a vida é um eterno ‘sim’ ao contrário do que alguns possam pensar. Quando criamos situações favoráveis ela nos diz ‘sim’, e faz o mesmo quando a alternativa é desfavorável. Ou seja, os ‘nãos’ que criamos recebem ‘sim’ da vida, também.
A questão está em só construirmos alternativas boas e nos posicionarmos de acordo com o fluxo natural da vida, que tudo tende a funcionar melhor. É como descer um rio a favor da correnteza. Lembra daquele passeio em que experimentamos fazer o contrário? É possível, mas difícil e trabalhoso.

- Bacana esta comparação, pai, mas ainda não entendi direito.
- Filho, ‘sim’ significa assumir as responsabilidades e fazer as escolhas certas. A sua mãe e eu, por exemplo, quando nos conhecemos dissemos ‘sim’ para o amor verdadeiro. E você nasceu e vive em um lar harmonioso e feliz porque dissemos ‘sim’ para a família.
Quando eu disse ‘sim’ para a profissão de vendas também procurei conhecer com o que deveria me comprometer para ser bem sucedido. Coisas como, saber me relacionar bem com as pessoas e investir para estar sempre atualizado e preparado. É por isso que leio bons artigos e livros, compro audios e vídeos e assisto muitas palestras.

- Mas e quando você não pode dar o que o cliente quer? E as vezes em que eu quis fazer algo e você não autorizou?
- Em todas estas ocasiões você recebeu outros ‘sim’, alternativos. Em alimentos, brincadeiras, horários, etc ... E o cliente que negocia com um vendedor ‘sim’, também recebe o melhor e é provável que queira comprar dele.

- Filho, em tudo que fazemos na vida, seja em nossa profissão, nos esportes ou na escola, a primeira providência é dizermos ‘sim’ para nós mesmos. Ou seja, reconhecermos nossas qualidades e potenciais. Até porque, ai fora há pessoas que vão tentar puxar o tapete para nos desequilibrar e tirar vantagens disso. É por essas e outras que você já me ouviu fazer afirmações como:
. No que você acredita faz uma tremenda diferença para os resultados que obtém;
. Você pode conquistar seus sonhos;
. Não importa de onde você vem, e, sim, o que está disposto a fazer para chegar aonde quer;
. Vale a pena viver e trabalhar para realizar a sua missão na vida: a minha é inspirar pessoas e a sua, qual é? Faça acontecer.

O meu objetivo ao dizer isto para as pessoas é estimular a crença positiva delas. Aliás, você recebeu esses cuidados desde quando estava na barriga da sua mãe. E eu lhe dizia palavras positivas como as que falo todas as noites, antes de você dormir.

- Puxa, pai, isso é gostoso porque me faz sentir confiante e protegido.
Eu lembro do quanto você insistiu para eu chutar com a perna esquerda em nossas brincadeiras. E da ocasião em que me ensinou a imaginar a bola entrando no gol antes de bater o penalti, por exemplo.
Eu acreditei que podia fazer melhor, treinei e me tornei o artilheiro do time!

- Pois, é, querido, não é a toa que você é um menino alegre, inteligente e ativo. Que vai bem na escola, gosta do que é saudável e vive cercado de amigos onde quer que vá. Isso tem muito a ver com a técnica do ‘sim’. Ela é a melhor que existe porque estimula as pessoas a acreditar em si mesmas, a cultivar pensamentos positivos e atitudes vencedoras.
- Concorda com isto filho?
- Sim, pai! E você também vai dizer sim para o aumento de mesada que eu pedi, não é mesmo?
- É claro que sim, filho, respondi. E, ele correu a brincar, satisfeito. Sem saber que eu estava disposto a lhe dar uma mesada ainda maior. Pois, como dizia Onassis: “nunca ninguém vai lhe dar mais do que aquilo que você pedir.”

Mas, ele ainda é criança e certamente aprendera. E você?
Pense grande e faça.
Sim.
------

Roberto Vieira Ribeiro (www.motivacaoeresultados.com.br) é palestrante e consultor especialista em motivação e vendas, com foco em resultados. Ou seja, no aumento da performance, produtividade e vendas dos seus clientes. É autor da série de CDs Motivação & Resultados e do audiocurso A Venda Passo a Passo I, II e III, entre outros.
Este texto é um dos temas de suas palestras e treinamentos.

Contato: roberto@motivacaoeresultados.com.br / (41)272-3260 / 233-4172

Tags: