Compartilhe!

Home � 5 qualidades fundamentais para trabalhar com e-commerce

5 qualidades fundamentais para trabalhar com e-commerce

A movimentação do e-commerce brasileiro está agitando o mercado de trabalho. Segundo levantamento da consultoria de recrutamento Asap, publicado pela Exame, o crescimento no número de posições abertas na área foi de 35% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2012.

No entanto, atualmente, cerca de 65% das vagas abertas na área encontram pessoas despreparadas para o trabalho, de acordo com o consultor de carreira da Thomas Case & Associados Marshal Raffa. Em outras palavras, atualmente há mais vagas no mercado do que brasileiros qualificados para ocupá-las.

Um analista da área, em fase inicial, pode ganhar de R$ 3 mil a R$ 5 mil, enquanto um gerente consegue salários entre R$ 8 mil a R$ 20 mil. Abaixo, o diretor da Asap João Paulo Camargo indica quais aspectos são fundamentais para quem está de olho neste mercado.

1 - Formação em exatas
Curso superior na área de ciências exatas é o mais indicado para quem quer conquistar uma vaga de gerente de e-commerce, segundo Camargo. Graduação em engenharia, administração e áreas correlatas são ideais.

2 - Boa capacidade analítica e estratégica
O e-commerce extrai dados fantásticos e é necessário saber analisar os relatórios estatísticos, explica Camargo. De onde vieram os acessos, o tempo de duração da visita, as etapas em que ocorrem as desistências dos clientes e os possíveis gargalos dos sites são algumas das informações que chegam ao gerente por meio destes relatórios.

3 - Experiência no varejo 
Entender de gerenciamento de estoque, exposição e variação de produto e estudar os concorrentes são alguns dos pontos essenciais que a experiência em varejo dá ao profissional.

Camargo ainda lembra que ter uma bagagem de três anos de trabalho no segmento conta bastante na hora de se destacar nas seleções. Mas as empresas estão tão carentes destes profissionais que quem tem seis meses de experiência já consegue pegar a vaga.

4 - Bons conhecimentos de internet
Antes de tudo, o gerente de e-commerce tem que ser um internauta. Gostar de navegar na internet, ter conhecimento de mídias sociais. Estar conectado com as novas tendências na rede é um fator mais do que importante para um gerente de e-commerce.

5 - Capacidade de síntese
Conquistar o cliente com as poucas palavras da descrição de um produto exige habilidade de síntese do gerente de e-commerce. "Não tem balcão e nem tempo para negociar com o cliente, o gerente tem uma chance só de descrever o produto e fazer a venda", diz o especialista.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/37588/37588

Tags: